8 razões para não usar inteligência artificial em pesquisas acadêmicas e estudos científicos

O uso da inteligência artificial em contextos acadêmicos exige cautela e responsabilidade, sobretudo, em pesquisas científicas, em que a originalidade (garantia antiplágio), o rigor metodológico (processos acadêmicos / científicos) e a verificação precisa das fontes (função exclusiva dos pesquisadores, sem uso de inteligência artificial) são indispensáveis.

A inteligência artificial não deve ser empregada para produzir conteúdo, formular citações ou gerar referências, pois os dados gerados em suas respostas podem conter imprecisões, omissões ou distorções que comprometem a credibilidade dos processos acadêmicos / científicos.

A aplicação da inteligência artificial, quando necessária, deve se restringir a funções de apoio técnico ou organizacional, porém, não substitui a reflexão crítica, tampouco a capacidade analítica e o rigor metodológico que caracterizam um estudo científico eficiente.

Os sistemas baseados em inteligência artificial estão sujeitos a erros, bem como vieses e limitações; logo, é indispensável a verificação das informações pelo pesquisador. A inteligência artificial pode atuar como um recurso tecnológico complementar, porém, jamais como substituto do esforço intelectual dos pesquisadores.

Em caso de dúvidas metodológicas ou necessidade de orientação especializada, coloco-me à disposição para oferecer o suporte necessário. Entre em contato comigo via e-mail, WhatsApp e/ou redes sociais. As informações de contato estão no final desse post.

Confira 8 razões para não usar inteligência artificial em pesquisas acadêmicas e estudos científicos:

1️⃣ Referências inventadas

IA frequentemente gera citações e autores inexistentes, e compromete a credibilidade da sua pesquisa, pois pode ser considerado plágio / ilegítimo.

2️⃣ Dados sem verificação científica

Os textos gerados por IA não são fundamentados em fontes confiáveis ou revisadas por pares. Em muitos casos, os dados apresentados estão incorretos / desatualizados.

3️⃣ Ausência de aprofundamento

IA tende a gerar respostas genéricas. Pesquisas acadêmicas exigem análise crítica, originalidade e argumentação profunda, portanto, eis mais um motivo para evitar o uso de IA em contextos acadêmicos / científicos.

4️⃣ Carência de contexto acadêmico

A IA não compreende, de forma absoluta, o contexto específico da sua linha de pesquisa. Com o uso inapropriado de IA, há um grande risco de gerar textos que não estão associados ao escopo da pesquisa.

5️⃣ Plágio e penalizações

Mesmo que o texto seja “novo”, pode conter trechos semelhantes a algum conteúdo publicado. Muitos sistemas de detecção de plágio – CopySpider e Turnitin, por exemplo – já identificam texto de IA, o que pode levar a penalidades severas.

6️⃣ Erros na aplicação das principais normatizações (ABNT, APA 7th edition, Vancouver, Harvard, entre outras)

A IA pode citar de forma errada ou aplicar as normas de formatação de maneira inconsistente. Consequentemente, a avaliação da sua pesquisa sofrerá danos.

7️⃣ Insegurança na academia e perante o seu público

Se você usa IA para desenvolver uma pesquisa acadêmica ou um estudo científico, então, como pretende realizar a defesa desse material frente à banca examinadora? Se você lançar um livro ou publicar um artigo científico, qual será a sua reputação na academia? E perante o seu público (os leitores das duas pesquisas acadêmicas e/ou estudos científicos? Sem domínio do conteúdo, da linha de pesquisa, das teorias e dos processos metodológicos, a sua reputação estará sob altíssimo risco.

8️⃣ Risco de desqualificação ética

Muitas universidades já possuem políticas contra o uso de IA sem declaração. Se descoberto, você pode perder pontos ou até reprovar por infração ética.

📌 Em síntese, a IA deve ser utilizada como uma ferramenta auxiliar, mas jamais deve substituir seu esforço intelectual. Use com responsabilidade e sempre confirme suas fontes. Se precisar de auxílio profissional, conte comigo!

📚 APOIO TÉCNICO PARA A SUA PESQUISA!
📱 Informe seu nome e email no WhatsApp 47 99757-4927. Aguardo seu contato para planejarmos juntos a sua pesquisa! ✔

📚 DISSERTAÇÃO DE MESTRADO | TESE DE DOUTORADO | PROJETO DE PESQUISA (PRÉ-PROJETO) | LIVRO | ARTIGO CIENTÍFICO | TCC (ARTIGO ACADÊMICO OU MONOGRAFIA) | APRESENTAÇÃO EM POWERPOINT (SLIDES) | E MUITO MAIS!

🔍💻 Serviços de escrita, pesquisa, normatização, metodologia, revisão, transcrição e orientação acadêmica.

Normatizações: ✅ ABNT | ✅ APA 7th edition | ✅ Vancouver | ✅ Harvard | ✅ MLA | ✅ Chicago

Atenciosamente,

Mario Vittoria Filho
WhatsApp: 47 99731 8055 (clique aqui e converse comigo agora mesmo!)
WhatsApp: 47 99757 4927 (clique aqui e converse comigo agora mesmo!)
Email: contato@pesquisadorcientifico.com.br
Serviços de escrita, pesquisa, normatização e metodologia – Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Artigo Científico, Livro, TCC, Projeto de Pesquisa, Resumo Expandido, Apresentação em PowerPoint (Slides), e muito mais!
Professor universitário e pesquisador desde 2009
Editor do blog Pesquisador Científico – www.pesquisadorcientifico.com.br
Proprietário do site Escrita e Pesquisa – www.escritaepesquisa.com.br

Professor, escritor e pesquisador desde 2009. Especialista em seis normatizações: ABNT; APA; VANCOUVER; HARVARD; MLA; CHICAGO. Especialista na metodologia de revisão bibliográfica narrativa (revisão de literatura) e pesquisa qualitativa exploratória. Gestor e editor do blog Pesquisador Científico, de Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Dupla nacionalidade (Brasil e Alemanha). Fluente na escrita inglesa. Iniciei minha carreira como escritor e pesquisador em 2009, quando fui professor no SENAC. Eu tenho experiência como docente (2009 a 2025), além de experiência no ambiente corporativo (2000 a 2019) e mercado financeiro (2020 a 2023). Principais experiências: Professor de Administração e Comunicação; Gerente de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Direito; Fundador de agência publicitária; Coordenador de projetos tecnológicos (Loja Virtual, Sistema web, Estratégias de Marketing Digital e Gestão de Datacenter); Diretor de Imprensa no DCE da FURB; e outras atividades desde 2000. Além de bancos de dados de pesquisa online, eu utilizo duas grandes bibliotecas físicas como fontes de pesquisa: a) Biblioteca Municipal Fritz Müller; b) Biblioteca da FURB (Universidade Regional de Blumenau), uma das maiores no sul do Brasil. Serviços de escrita e pesquisa: www.escritaepesquisa.com.br | Pesquisador Científico: www.pesquisadorcientifico.com.br | E-mail: contato@pesquisadorcientifico.com.br | WhatsApp: +55 47 99731 8055

Publicar comentário